quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Compra de Ações

Como faço para comprar uma ação?

Para muitas pessoas, visualizar todo o processo de compra de uma ação é complicado e distante de sua realidade. A Win pretende mostrar a você que adquirir títulos ou ações é mais simples do

que se imagina. É tão fácil quanto comprar um produto no shopping com a diferença de que você pode ganhar dinheiro com esta aquisição. Além disso, você não perde tempo, o ato da compra não passa de dois segundos. Mostraremos todas as etapas que nvolvem a compra de uma ação desde o momento que você dá a ordem de compra até o momento que você recebe o recibo do título.

Quem pretende comprar uma ação vai à bolsa?

Não. Ninguém compra ações diretamente na bolsa de valores. As ações são compradas pelas corretoras, por isso qualquer pessoa ou empresa que vai investir em ações deve abrir uma conta em uma corretora. Cabe à corretora executar a ordem de compra e venda de ações de seus clientes. Os operadores e sistemas da corretora fazem a ponte entre o cliente e a negociação acontece no pregão da bolsa.

Quais são as formas de comprar ações?

Você pode comprar papéis tanto pela internet como por telefone. O custo pela internet é mais barato, a corretora não tem custo operacional, todo trabalho é automatizado, o que reverte em

menor despesa para o cliente. Por meio do sistema home broker, a ordem de compra é enviada via internet diretamente para o servidor da corretora que a encaminha instantaneamente à Bovespa. Já a ordem enviada por telefone gera despesas com pessoal, treinamento, telefonia, elevando os custos operacionais para a corretora e isso explica o preço mais alto da corretagem nas operações por telefone.

Na prática, como compro uma ação?

Vamos supor que você já tenha feito a escolha dos papéis que vai comprar. Você entra em contato com a corretora por telefone ou internet e envia a ordem de compra. Em tempo real, a corretora envia à bolsa a ordem e, no mesmo momento que ocorre a negociação, a bolsa de valores encaminha eletronicamente a confirmação da compra.

O dinheiro sai da conta no mesmo instante da compra?

Não. O pagamento da compra ação ocorre em três dias. O dinheiro fica retido na corretora durante esses três dias, impossibilitando o cliente de utilizar esses recursos destinados ao pagamento da ação. Após esse período, ocorre a liquidação da operação.


Quando receberei as ações? Quais são minhas garantias?

Não há o envio de ações, pois elas não existem fisicamente. A custódia é escritural, ou seja, elas ficam documentadas e registradas em nome de quem as comprou, garantindo a sua propriedade. Quem realiza esse registro e seu direito de posse é a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), órgão que assegura a liquidação física e financeira de todos os negócios realizados na Bovespa.

Na prática, o crédito das ações estará em sua conta em três dias, após a operação financeira ser liquidada.

Nada impede, no entanto, que você venda esses ativos antes dessa data, uma vez que para todos os efeitos, você receberá esses ativos.

Vou receber algum comprovante de compra?

Sim, há três tipos de comprovantes distintos: o da Bovespa, o da CBLC e o da corretora. Você receberá pelo correio dois recibos: o Aviso de Negociação de Ações (ANA), enviado pela Bovespa, e o Extrato de Custódia, emitido pela CBLC, no qual consta a posição em ativos do

investidor e as movimentações ocorridas durante o mês de referência. A corretora disponibiliza via internet a Nota de Corretagem, contendo o nome do investidor, a quantidade, o preço e as despesas como a corretagem.

Nenhum comentário: