terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Especial Ibovespa: apesar de incertezas, ação da Net conta com bom upside em 2008

Por: Gabriel Ignatti Casonato
25/02/08 - 20h30
InfoMoney

SÃO PAULO - Nesta segunda-feira (25), o setor de telecomunicações volta a aparecer na série especial de notícias da InfoMoney sobre as empresas que compõem o Ibovespa, com os investidores tomando conhecimento das perspectivas dos analistas para a Net e seus papéis em 2008.

No ano passado, pressionadas pelo novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para TV a cabo e por incertezas quanto à concorrência no setor, as ações preferenciais (NETC4) da companhia não acompanharam o bom desempenho do principal índice da bolsa e registraram desvalorização de 10,5%.

E para este ano, o cenário ainda é incerto. Em meio ao crescimento da competitividade, marco regulatório e troca no comando da empresa, os analistas preferem optar por uma certa cautela ao divulgarem suas projeções para a performance da Net nos próximos meses.

Riscos e incertezas
De um modo geral, os analistas acreditam que o aumento da concorrência no setor, principalmente devido à intensificação dos serviços de TV por assinatura pelas operadoras de telefonia fixa, eleva o risco de execução do plano de expansão da empresa.

Para a Merrill Lynch, a aproximação dos serviços de TV a cabo e de telefonia tende a estreitar condições de mercado, o que deve dificultar o cumprimento do guidance de investimentos da Net, revisado recentemente para cima em cerca de 40%.

Adicionalmente, o comunicado do desligamento do presidente da companhia, Francisco Valim, e as conseqüentes incertezas com o comando da empresa, ainda repercutem de forma negativa entre os analistas.

A corretora SLW destacou negativamente a indefinição sobre o próximo presidente da Net, alertando que o Governo pode rever as diretrizes do setor e permitir o controle de uma TV a Cabo por parte de estrangeiros.

Resultados animadores
Mas apesar do fraco desempenho das ações em 2007, o mesmo não pode ser dito dos resultados operacionais da companhia. Os números do período mostraram um forte avanço na comparação com o ano anterior, com destaque para o crescimento de 151% do lucro líquido.

Para as corretoras Ativa e Prosper, os fundamentos da Net mantêm-se favoráveis, mesmo em face de um possível acirramento das disputas no setor, com destaque para os investimentos acima do esperado, aliados à manutenção dos níveis da margem Ebitda (geração operacional de caixa).

Bom potencial
Mas a despeito dos riscos e incertezas para a performance da companhia, os analistas acreditam que as recentes baixas dos preços das ações da Net sustentam um bom potencial de crescimento para os papéis em 2008, sendo negociados com grandes descontos em relação aos papéis de empresas semelhantes.

Neste sentido, a Brascan Corretora mantém recomendação outperform - acima da média - para os ativos da empresa, com um preço-alvo de R$ 35,80 por ação, valor que corresponde a um upside de 86% para o final do ano.

Nenhum comentário: