quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Taxas de juros devem seguir baixas por algum tempo, diz minuta do Fed


Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
20/02/08 - 16h40
InfoMoney

SÃO PAULO - O Federal Open Market Committee, comitê de mercado aberto do Banco Central dos EUA, publicou nesta quarta-feira (20) a minuta de sua última reunião realizada em 30 de janeiro, quando reduziu o juro básico norte-americano em 0,50 ponto percentual, para 3,00% ao ano.

A autoridade monetária norte-americana, no documento, demonstrou que sua decisão foi influenciada em grande parte pela deterioração das perspectivas para a economia do país e ampliação dos riscos ao crescimento do país.

O colegiado buscou ressaltar que o recente ciclo de cortes no juro básico do país foi apropriado para o momento, mas que uma melhoria do cenário econômico local pode abrir espaço para uma elevação rápida da Fed Funds Rate, mas a taxa deve seguir em baixos patamares por algum tempo.

Em adição, a ata destacou que as medidas tomadas foram necessárias para dar sustentação a uma recuperação dos mercados financeiros em forma mais ampla, que seguiam penalizados mesmo com a melhoria em alguns ramos de financiamento de curto prazo.

Mesmo com a postura agressiva da autoridade na redução da taxa básica de juro do país, foi destacado que os riscos à desaceleração da maior economia do mundo ainda persistem.

Projeção para o PIB reduzida
Outro ponto de destaque na ata ficou por conta da redução das projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano em 2008.

Em meio ao cenário atual, o colegiado reduziu suas estimativas em 0,50 ponto percentual, apostando em uma taxa de crescimento entre 1,3% e 2,0% da economia local ao longo deste ano. O Fed também elevou suas estimativas para a taxa de desemprego.

Risco inflacionário
O avanço inflacionário demonstrado pelo CPI anteriormente nesta quarta-feira (20) foi evidenciado pela minuta, tendo em vista que o colegiado mostrou que já se preocupava com a questão em sua decisão.

O avanço dos indicadores de inflação foi atribuído ao recente crescimento dos custos com energia e ampliação dos preços do setor de serviços, mas as expectativas do colegiado são de redução dos índices de preço na medida em que a pressão exercida pelo setor energético diminua.

Mesmo assumindo que as expectativas para a inflação vêm em uma crescente, o Federal Reserve procurou destacar que acredita que as mesmas devem se ajustar.

Nenhum comentário: