quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Glossário - Termos Financeiros

ABAMEC - Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais.

ACREFI - Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento.

ADEVAL - Associação das Empresas Distribuidoras de Valores.

ADR - Veja American Depositary Receipt.

Ação - Título que representa frações de capital de uma companhia ou sociedade anônima.

Ação 1ª linha - Veja Blue Chips.

Ação 2ª linha - Ações de empresas privadas de médio porte com liquidez e procura no mercado de ações.

Ação 3ª linha - Ações de empresas privadas de pequeno porte e com baixa liquidez.

Ação Cheia (com) - Ação cujos direitos ainda não foram exercidos. Esses direitos podem ser: dividendos, bonificação e subscrição.

Ação listada em bolsa - Ação negociada em bolsa de valores.

Ação Ordinária (ON) - Menos negociada, confere ao acionista direito de voto na empresa. Na distribuição dos dividendos da empresa, seus proprietários só recebem sua parcela correspondente depois que os proprietários das ações preferenciais tenham recebido suas parcelas.

Ação Preferencial (PN) - Mais negociada, confere ao acionista o direito de receber um percentual fixo dos lucros, antes de serem distribuídos os dividendos da empresa. Não dá direito de voto. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras, como por exemplo: PNA, PNB, PNC, etc.

Ação Vazia (ex) - Ação cujos direitos já foram exercidos. Esses direitos podem ser: dividendos, bonificação e subscrição.

Acionista - Quem possui ações de uma sociedade anônima.

Acionista majoritário - Aquele que detém o controle acionário de uma empresa.

Agente de Compensação - Pessoa jurídica responsável perante seus clientes e câmaras (Central/CBLC) pela compensação e liquidação dos saldos sob sua responsabilidade. As funções do Agente de Compensação e do Banco Liquidante não se confundem, embora possam ser exercidas pela mesma pessoa jurídica. No caso da CENTRAL, o Agente de Compensação é acionista e participante do Fundo Garantidor de Liquidação, devendo responder também pela apresentação de garantias, recebimento e observância dos limites operacionais estabelecidos pela clearing. Existem três categorias: Agentes de Compensação A (responsáveis por suas próprias operações, pelas de seus clientes e de terceiros); Agentes de Compensação B (responsáveis por suas operações e pelas de seus clientes); e Agentes de Compensação C (limitados às suas próprias operações). No caso da CBLC, os Agentes de Compensação são divididos em dois tipos: Agentes de Compensação Plenos (responsáveis pela carteira própria e de seus clientes, bem como pelas contas de outras corretoras e investidores institucionais de grande porte, denominados Clientes Qualificados, a exemplo de fundos de pensão, investidores estrangeiros, gestores de fundos e seguradoras); e Agentes de Compensação Próprios (instituições fundadoras que também atuam como corretoras da Bovespa, responsáveis apenas pela carteira própria e de seus clientes). (Ver Membro de Compensação).

Ágio - Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal do título.

Alavancagem - Operação que se caracteriza pela utilização de recursos de terceiros em busca de maior lucro, no entanto, o risco da operação é maior.

American Depositary Receipt - Papel emitido e negociado nos EUA, com lastro em ações de outros países.

Amex - A segunda maior Bolsa norte-americana, operando cerca de 10% de todas as ações negociadas nos EUA.

ANA - Veja Aviso de Negociação de Ações.

Anbid - Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANCOR - Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias.

ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto.

Apregoação - É o ato de apregoar a compra ou venda de ações, pelo qual se pretende fechar um negócio executado por um operador representante de uma corretora no pregão da Bolsa.

Arbitragem - Estratégia de investir em dois ou mais mercados simultaneamente em busca de lucro sem risco.

Assembléia Geral Extraordinária (AGE) - Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário. Essa convocação não é obrigatória.

Assembléia Geral Ordinária (AGO) - Reunião dos acionistas de uma empresa, cuja convocação é obrigatória, para que haja verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios de diretoria e eleição do conselho fiscal da diretoria dessa sociedade anônima.

Associação Nacional dos Bancos de Investimento - Entidade formada por várias instituições financeiras que publica o Índice de Sharpe e o Índice Anbid dos fundos de investimento.

Ativo-objeto - Valor mobiliário a que se refere uma opção. Pode ser uma "commodity" (produtos agrícolas, como a soja, até metais, como o ouro), uma taxa de câmbio, uma taxa de juros, o Ibovespa, entre outros.

Aumento de capital - Incorporação de novos recursos ou reservas ao capital da empresa.

Aumento do valor nominal - Quando ocorre a incorporação de reservas ao capital de uma empresa sem que haja a emissão de novas ações.

Aviso de Negociação de Ações - Comprovante de operações que é enviado pela Bolsa de Valores ao investidor.

BACEN - Veja Banco Central do Brasil.

BBC - Veja Bônus do Banco Central.

Balancete - Balanço parcial da situação econômica de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.

Balanço - Demonstrativo contábil dos valores do ativo, passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Refere-se a um exercício social completo.

Banco Central do Brasil - Órgão federal cujas principais funções são: executar a política monetária do governo, administrar as reservas internacionais do país e fiscalizar o Sistema Financeiro Nacional.

Benefícios - São os dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição que uma empresa distribui a seus acionistas.

Block-Trade - Leilão de grande lote de ações nas bolsas de valores.

Bloqueio de posição - Operação através da qual um aplicador impede o exercício de sua posição mediante a compra, em pregão, de uma opção que possui a mesma série da opção anteriormente lançada.

Blue Chips - São as chamadas ações de 1ª linha. Ações de empresas de grande porte, com grande liquidez e volume de negócios nas bolsas de valores.

BM&F - Bolsa de Mercadorias & Futuros.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, Mercado à Vista.

Bolsa de Valores - Associação civil sem fins lucrativos onde se negociam títulos e valores mobiliários. Seus principais objetivos são: manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados para que ocorram as transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos nas negociações; fazer a divulgação das operações realizadas com rapidez e detalhes.

Bolsa em alta - Quando o índice de fechamento do pregão é superior ao índice de fechamento do dia anterior.

Bolsa em baixa - Quando o índice de fechamento do pregão é inferior ao índice de fechamento do dia anterior.

Bolsa estável - Quando o índice de fechamento do pregão se mantém no mesmo patamar do índice de fechamento do dia anterior.

Bônus do Banco Central - Emitidos pelo Banco Central, são papéis prefixados, em que você sabe exatamente o valor de resgate. Apresentam, portanto, risco de oscilação das taxas de juros.

Boom - Quando o volume de transações no mercado de ações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios em determinado período, com expressivo aumento das cotações.

Bônus de Subscrição - Título que dá direito a novas ações, emitido por uma empresa, dentro do limite do aumento de capital autorizado em seu estatuto.

BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo.

Brokers - Intermediários financeiros responsáveis pela aproximação entre duas instituições, sem atuar como contraparte na transação.

BVRJ - Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Caderneta de Poupança - Depósito de poupança, em dinheiro, que acumula juros e correção monetária, sendo que o recurso obtido é utilizado para a construção de novas moradias.

Call - Veja Opção de Compra.

Câmaras/Clearing House - Câmara de compensação eletrônica na qual as liquidações das transferências de fundos ocorrem em bases líquidas. As posições líquidas dos participantes são calculadas da mesma forma que na Compe. O saldo resulta da diferença entre a soma de todos os valores recebidos e a soma de todos os valores pagos. A liquidação financeira das transferências de fundos pelo valor líquido é a principal diferença entre uma clearing house e um sistema RTGS, que liquida pelo valor bruto (transação a transação). Garante a finalização da operação financeira.

Capitalização - Aumento do patrimônio de uma empresa através da emissão de ações.

Capital Aberto - É um tipo de sociedade anônima em que o capital, representado por ações, pode ser negociado em bolsa de valores, e pertence a inúmeros e indeterminados acionistas.

Capital Fechado - Sociedade em que o capital é restrito, ou seja, não podem ser negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Carteira de Ações - Conjunto de ações de diversas empresas de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.

Caução - Depósito de títulos ou valores, para a garantia do cumprimento de uma obrigação assumida.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Criada pela Bovespa, efetua serviço de custódia fungível de títulos e valores mobiliários.

CDB - Veja Certificado de Depósito Bancário.

CDI - Veja Certificado de Depósito Interbancário.

Certificado de Depósito Bancário - Emitido por instituições financeiras, pode ser prefixado ou pós-fixado. Seu prazo varia para cada caso. Dependendo da classificação da qualidade de crédito do emissor pode ser classificado como de 1ª ou 2ª linha.

Certificado de Depósito Interbancário - Instrumento financeiro ou valor mobiliário destinado a possibilitar troca de reservas entre as instituições financeiras.

CETIP - Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos.

Chamada de Capital - Quando uma empresa subscreve ações novas, com ou sem ágio, para aumentar seu capital.

Colocação Direta - Aumento do capital via realização de uma subscrição.

Colocação Indireta - Aumento do capital mediante subscrição, em que o total de ações é adquirido por uma instituição financeira ou consórcio para depois colocar no mercado de trabalho.

Commercial Paper - Título emitido por uma sociedade anônima, para captar recursos, visando investimento ou o financiamento do capital de giro. O rendimento de cada commercial paper depende das condições particulares de cada emissão. Esse título possui características que se assemelham com as debêntures, tendo como principal diferença um prazo de emissão geralmente menor.

Comissão de Valores Mobiliários - Órgão federal que disciplina e fiscaliza o mercado de valores mobiliários.

Commodity - O termo significa uma mercadoria em estado bruto, como café, algodão, milho, soja, etc.

Comitente - Representante encarregado de comprar, vender ou praticar qualquer ato sob suas ordens e sua conta, mediante uma remuneração via comissão.

Compra em Margem - Aquisição de ações à vista, com recursos obtidos pelo investidor através de um financiamento com uma Sociedade Corretora.

Conselho Monetário Nacional - Órgão federal cuja função é formular a política da moeda e do crédito, orientar, regulamentar e controlar todas as atividades financeiras desenvolvidas no país.

Controle Acionário - É a posse de um acionista ou grupo de acionistas da maior parte de ações com direito a voto de uma empresa, tendo assim o poder de decisão sobre ela.

Corretagem - Remuneração paga ao corretor por sua intermediação na compra ou venda de títulos.

Corretor - Quem intermedia a compra e venda de títulos.

Corretoras - São instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e membros das bolsas de valores ou de futuros. Estão habilitadas a negociar valores mobiliários ou contratos futuros em pregão.

CPMF - Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

Curva do papel - Curva que reflete a valorização de um título ao longo do tempo, do instante da compra até seu vencimento.

CVM - Veja Comissão de Valores Mobiliários.

Data de exercício da opção - Data de registro no pregão de uma opção de compra ou venda.

Data de vencimento da opção - O dia em que se extingue o direito de uma opção.

Data ex-direito - Data em que uma ação começará a ser negociada ex-direito (dividendo, bonificação, subscrição) na bolsa de valores.

Day-Trade - Operação de compra e venda realizada no mesmo dia, com a mesma ação, pelo mesmo investidor e através da mesma corretora.

Debêntures Simples - Título emitido por uma sociedade anônima, para captar recursos, visando investimento ou o financiamento do capital de giro. O rendimento de cada debênture depende das condições particulares de cada emissão. Podem ser divididas entre simples e conversíveis.

Debêntures Conversíveis - Aquelas que, por opção de seu portador, podem ser convertidas em ações, em épocas e condições predeterminadas.

Depósito Compulsório sobre Fundos de Investimento - Parcela do patrimônio do fundo destinada a ser recolhida junto ao Banco Central, onde permanecerá sem remuneração.

Derivativos - São operações financeiras realizadas através dos mercados futuros de índice, câmbio, juros e de opções, para obter rentabilidade diferenciada.

Deságio - Diferença negativa entre o valor pago e o valor nominal do título.

Desdobramento de Cautelas - Sistema utilizado pela bolsa de valores com o objetivo de adequar a quantidade de ações ao lote-padrão.

Direito de Subscrição - Direito de um acionista de subscrever preferencialmente novas ações de uma sociedade anônima, quando há aumento de seu capital.

Disclosure - Quando uma empresa divulga informações, facilitando a tomada de decisão do investidor e aumentando sua proteção.

Distribuição dos rendimentos - Lucros distribuídos aos cotistas de um fundo resultantes da venda dos títulos presentes na carteira do fundo.

Diversificação - Prática de investir em um número variado de títulos, buscando reduzir riscos.

DIVEX - Títulos da Dívida Externa.

Dividendo - Direito que o titular de uma empresa tem de participar dos lucros dessa empresa. Essa participação varia em função da quantidade de ações possuídas.

Dow Jones - Índice utilizado para acompanhar os negócios na bolsa de valores de Nova York, seu valor é o cálculo da média de cotações entre trinta empresas de maior importância.

Dumping - Venda de produtos a preços mais baixos que os de custo, a fim de eliminar a concorrência.

ECP - Entrega Contra Pagamento. Mecanismo que tem como princípio a liberação de ativos contra liquidação financeira, de forma simultânea, eliminando o risco de principal nas transações de títulos e valores mobiliários.

Especulador - Aquele que utiliza seu capital na expectativa de tirar proveito de flutuações favoráveis de preço no mercado.

Ex-direitos - Ação que teve exercidos os direitos concedidos por uma empresa.

Execução de Ordem - Efetiva realização de uma ordem de compra ou venda.

Exercício de Opções - É quando o titular de uma operação exerce seu direito de comprar ou de vender o lote de determinado ativo-objeto, ao preço de exercício.

FAC - Fundo de Aplicação em Cotas.

Fechamento em Alta - Quando o índice de fechamento for superior ao de fechamento do dia anterior.

Fechamento em Baixa - Quando o índice do fechamento for inferior ao índice de fechamento do dia anterior.

FIEX - Fundo de Investimento no Exterior.

FGV-100 - Índice composto pelas 100 ações mais negociadas, excluindo as estatais e bancos, ou seja, a carteira teórica é composta apenas por ações de empresas privadas, levando-se em consideração os critérios de qualidade da empresa e de liquidez ou volume financeiro negociado em Bolsas de Valores.

FIQ - Fundo de Investimento em Quotas.

FITVM - Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários.

Fundo de Aplicação em Cotas - Fundo que aplica em outros fundos.

Fundo de Investimento - Condomínio que reúne pessoas em torno de um objetivo comum. O responsável pela administração desse fundo é o banco.

Fundo de Investimento no Exterior - Possui investimentos de, no mínimo, 80% em títulos da dívida externa do Governo Federal, negociados no exterior. O restante pode ser investido em títulos negociados no mercado internacional, sendo que há um limite de concentração de 10% de títulos do mesmo emitente.

Fundo de Investimento Financeiro - Destina seus recursos às aplicações em diversos mercados, segundo limites legais e/ou determinados no regulamento do fundo.

Fundo de Investimento em Quotas - Fundos destinados a investir na compra de quotas de fundos de investimento, títulos e valores mobiliários.

Fundo de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários - Antigamente dividido em fundos de ações e ações carteira livre. É um fundo que pode destinar no máximo 49% da sua carteira para a aquisição de títulos ou operações de renda fixa.

Hedge - Serve como instrumento de proteção contra o risco de variações de preços nos diversos mercados de ativos reais ou financeiros. As operações são feitas quando se busca conseguir quase um seguro de preço para o bem ou ativo transacionado.

Holding - Empresa cuja atividade principal é a participação acionária em uma ou mais empresas.

Hot Money - São aplicações em títulos ou câmbio, de curtíssimo prazo, com taxas de juros e diferenciais cambiais significativas.

IBA - Veja Índice Brasileiro de Ações.

IBOVESPA - Indicador da lucratividade média de uma carteira teórica, formada pelas ações mais negociadas de forma representativa nos pregões das Bolsas de Valores de São Paulo. O Ibovespa é revisto a cada 4 meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composição o máximo possível da configuração real das operações realizadas no mercado à vista da Bovespa.

IBX - Veja Índice Brasil/Bovespa.

ICV do DIEESE - Mede preços ao consumidor em São Paulo no mês completo, para três faixas de renda. O ICV oficial é a média de três índices.

IGP-DI - Veja Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna.

IGP-M - Veja Índice Geral de Preços do Mercado.

Índice da Bolsa de Valores de São Paulo - Veja IBOVESPA.

Índice Brasileiro de Ações (IBA) - Gerado e divulgado pela Comissão Nacional de Bolsas de Valores. O IBA é basicamente apurado por uma carteira teórica adequadamente diversificada e com abrangência nacional. A carteira é apurada pelo "Enterprise Value" das 100 companhias abertas mais negociadas em Bolsas de Valores e que estejam em mãos privadas. Condição fundamental: presença regular nas negociações diárias em Bolsas de Valores.

Índice Brasil/Bovespa (IBX) - Apurado e divulgado pela Bovespa. Possui a finalidade de medir o retorno de uma carteira teórica de 100 ações selecionadas entre as de maior liquidez na Bovespa, com ponderação pelo valor de mercado de cada empresa.

Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) - Pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. A taxa, do mês fechado, é uma média ponderada do IPA (Preços no Atacado) Nacional, com peso 6, IPC (Preços ao Consumidor) no Rio e em São Paulo, com peso 3, e INCC (Construção), com peso 1.

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) - Pesquisado pela Fundação Getulio Vargas. Tem a mesma metodologia do IGP-DI, mas refere-se à coleta de preços realizada entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte, e não no mês completo.

Índice de Lucratividade - Relação entre o capital atual e o inicial de uma aplicação.

Índice Preço/Lucro - Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual de mesma. Assim sendo, o P/L representa o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, por meio do recebimento de dividendos.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - Medido pelo IBGE em II regiões. Reflete a evolução do custo de vida de famílias com renda de 1 a 8 salários mínimos no mês completo.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - Pesquisado pela FIPE. Mede a evolução dos preços ao consumidor em São Paulo, para famílias com renda de 1 a 20 salários mínimos. Divulga taxas quadrimestrais.

Índice de Sharpe - É uma medida de relação entre retorno e risco de um fundo. Quanto maior o Índice de Sharpe, melhor a performance do fundo no período em análise. O índice varia se o resultado for calculado com base em rentabilidades semanais, mensais ou anuais.

INPC - Veja Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Investimento - pode ter dois significados:
a) Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazos.
b) Aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.

Insider - Aquele que se beneficia de informações que ainda não se tornaram de conhecimento público.

Institucional (investidor) - Instituição que dispõe de vultuosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinados à reserva de risco ou a renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais. Temos, como exemplo, as seguradoras e os Fundos de Pensão.

IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.

IPC - Veja Índice de Preços ao Consumidor.

I-SENN - Índice Eletrônico de Negociação Nacional da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Joint-Venture - Associação de empresas para desenvolvimento e execução de um projeto específico.

Lançador - No mercado de opções é aquele que vende a opção.

LBC - Veja Letra do Banco Central.

LBTR - Liquidação pelo valor bruto em tempo real. Sistema no qual o processamento e a liquidação dos recursos entre instituições financeiras são executados continuamente e em tempo real pelo valor bruto, operação por operação (no momento de sua realização). No mercado internacional, é utilizada a nomenclatura RTGS - Real Time Gross Settlement. Modelo adotado no STR, administrado pelo BC.

LDL - Liquidação diferida por valores líquidos. Sistema no qual o processamento e a liquidação dos recursos entre instituições financeiras são executados em horários predeterminados durante o dia de processamento, pelo valor líquido entre seus participantes. Permite liquidações bilaterais e multilaterais. No mercado internacional, é utilizada a nomenclatura DNS - Deferred Netting Settlement. Modelo a ser usado pelas clearings.

Letra do Banco Central (LBC) - Título pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.

Letra Financeira do Tesouro do Estado de … (LFTE...) - Título público pós-fixado emitido por um governo estadual. Por mais solvente que seja o governo estadual, é bom lembrar que, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.

Letra Financeira do Tesouro do Município de … (LFTM…) -
Título público pós-fixado emitido por um município. Por mais solvente que seja o município, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.

Letra Financeira do Tesouro Nacional (LFTN) - Título emitido pelo Tesouro Nacional, é um papel pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.

Letra do Tesouro Nacional (LTN) - Emitido pelo Tesouro Nacional, é um papel prefixado, onde você sabe exatamente o valor de resgate. Apresenta, portanto, risco de oscilação das taxas de juros.

LIBOR (London Interbank Ordinary Rate) - É a taxa de juros normalmente cobrada pelos bancos londrinos.

Limite Operacional - Mecanismo que determina a exposição máxima de risco de agentes, intermediários e clientes.

Liquidez - Facilidade de converter um ativo em dinheiro, sem perda substancial do seu preço.

Lote fracionário - Lote que apresenta uma quantidade de ações inferior ao lote-padrão.

Lote-padrão - Lote de títulos que apresentam características idênticas. Essa quantidade de títulos é prefixada pelas bolsas de valores.

LTN - Veja Letra do Tesouro Nacional.

Lucro líquido por ação - Lucro líquido de uma empresa em um determinado período, dividido pelo número existente de ações.

Margem - Montante determinado pelas bolsas de valores, a ser creditado em dinheiro ou valores mobiliários pelo cliente que opera a termo, no mercado de futuro e faz o lançamento de opções a descoberto.

MEGA-BOLSA - Sistema eletrônico de negociação da BOVESPA.

Membro de Compensação - Presta serviços aos clientes diretos da BM&F. É responsável pelo registro, compensação e liquidação de todos os negócios realizados pelas corretoras de mercadorias, operadores especiais e permissionárias correspondentes, tornando-se, portanto, seu garantidor perante a Bolsa. O credenciamento como Membro de Compensação é concedido apenas a corretoras de valores.

Mensagem - Conjunto de informações trocadas entre participantes da RSFN com a finalidade de solicitar uma operação, transmitir um resultado operacional, anunciar uma mudança operacional ou comunicar qualquer outro fato relevante.

Mensageria - Sistema que permite o controle no envio e na recepção de mensagens entre as instituições financeiras, as clearings e os sistemas administrados pelo Banco Central. Com o novo SPB, será necessário que os participantes do Sistema Financeiro Nacional passem a informar ao Banco Central, em tempo real, cada lançamento de liquidação financeira na conta Reservas Bancárias. O Banco Central estabeleceu que essa comunicação ocorrerá por meio de trocas de mensagens entre os participantes.

Mercado de Ações - Mercado no qual são negociadas as ações, seja através do mercado primário ou secundário.

Mercado de Balcão - Mercado no qual são negociadas ações de empresas não registradas em bolsas de valores e outras espécies de títulos. Estas transações são realizadas por telefone.

Mercado de Capitais - Onde se realizam operações de transferência de recursos financeiros de prazos variados, realizadas entre os chamados poupadores e investidores.

Mercado Financeiro - É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos variados.

Mercado Futuro - Segmento em que operações são fechadas por meio de contrato que terão vencimento no futuro. Há três mercados: de câmbio; de juros e de índices.

Mercado de Opções - Uma variação do mercado futuro, em que o aplicador tem a opção de realizar ou não o negócio na data do vencimento.

Mercado Primário - Mercado de emissão de novas ações ou títulos em geral.

Mercado Secundário - Onde ocorre a negociação dos títulos adquiridos no mercado primário, favorecendo a liquidez dos papéis já emitidos.

Mercado a Termo - Operações com prazos de liquidação em geral de 30, 60 ou 90 dias. Limites mínimos para a transação e depósito de valores são utilizados como margem de garantia da operação.

Mercado à Vista - A entrega dos títulos vendidos se processa no segundo dia útil depois de realizada a negociação em bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação são feitos no terceiro dia útil, mediante a efetiva liquidação física.

NBC-E - Veja Nota do Banco Central - Série E.

Netting - Acordo de compensação de posições ou obrigações por participantes ou parceiros de negócios. A apuração de saldos reduz de forma expressiva o número de posições ou obrigações individuais. O procedimento pode tomar diversas formas, com graus variáveis de eficácia legal na eventualidade da inadimplência de uma das partes.

Nikkei - É o índice das 225 principais ações negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio.

Nota do Banco Central - série E - Emitido pelo Banco Central, é um papel pós-fixado que tem sua rentabilidade ligada à variação do dólar comercial.

Nota Promissória - Título de crédito emitido pelas companhias, para colocação pública, que confere a seu titular direito de crédito.

Nota do Tesouro Nacional - Título público pós-fixado, que rende juros reais e mais a variação de um indexador, que pode ser o dólar (no caso da NTN-D) ou a TR (no caso da NTN-H).

NP - Veja Nota Promissória.

NTN - Veja Nota do Tesouro Nacional.

NYSE (New York Stock Exchange) - Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Oferta de Direitos - Quando uma empresa faz uma oferta de venda de novas ações a seus acionistas a um determinado preço.

Operador de Pregão - É quem executa as ordens de compra e venda de ações, para as corretoras, em uma bolsa de valores.

Opção - É um instrumento que dá ao seu titular, ou comprador, um direito futuro sobre algo, mas não uma obrigação, e ao seu vendedor uma obrigação futura, caso seja solicitada pelo comprador da opção.

Opção Coberta - Depósito em bolsa de valores das ações objeto de uma opção.

Opção de Compra - Proporciona ao seu titular o direito de comprar um ativo em determinada data por um certo preço estipulado no contrato. No Brasil, as opções de compra podem ser exercidas a qualquer hora, durante o prazo de vigência da opção.

Opção de Venda - Proporciona ao seu titular o direito de vender um certo ativo em determinada data, por um certo preço estipulado no contrato. No Brasil, as opções de venda só podem ser exercidas na data de vencimento.

Open Market - Transações realizadas com títulos de renda fixa, públicos ou privados.

Operação Caixa - É um tipo de operação onde o investidor vende um lote de ações à vista e o recompra no mesmo pregão no mercado a prazo, ele fica com a diferença entre os preços de compra e venda.

Operação de Financiamento - É o processo inverso onde o investidor compra à vista um lote de ações e vende a prazo, a diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo do financiamento.

Operador do Sistema Eletrônico - Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e venda no sistema de pregão eletrônico da BOVESPA.

Ordem - Instrução emitida por um cliente a uma Sociedade Corretora, para execução de compra e venda de valores mobiliários.

Oscilação - Variação do preço de um determinado ativo em um certo período de tempo.

Over/Open - Aplicações de um dia que podem ter lastro em títulos públicos ou privados. Caracteriza-se pela transação entre duas instituições, envolvendo a venda, com compromisso de recompra, após um período definido (geralmente um dia) de um título, através de uma taxa de juros preestabelecida entre as partes. O título envolvido na operação é chamado de lastro, e a taxa pactuada entre as instituições é geralmente proporcional ao risco de crédito do título.

Piloto de Reservas - Profissional ou sistema responsável por apurar continuamente o saldo da reserva bancária e monitorar todos os lançamentos a débito e/ou a crédito das instituições financeiras.

Portfólio - Uma carteira de ativos mantidos pelo gestor dos fundos que pode incluir ações, títulos, etc.

Posição em Aberto - Saldo de posições mantidas pelo investidor em mercados futuros e de opções.

Prazo de Subscrição - Prazo fixado para que o acionista exerça seu direito de subscrição.

Precatórios - São dívidas dos governos Federal, Estaduais e Municipais, originadas por decisões da justiça. A Constituição permite apenas a emissão de títulos por Estado e Municípios para pagar precatórios anteriores a 1988.

Pregão - Sessão durante a qual se efetuam os negócios na sala de negociação no sistema eletrônico.

Prêmio - É o valor que o comprador da opção paga em data presente pela sua compra.

Put - Veja Opção de Venda.

Quadro de cotações - Local dentro do recinto de negociação onde diversos preços e quantidades de ações negociadas são apresentados.

RDB - Veja Recibo de Depósito Bancário.

Renda Fixa - São aplicações financeiras com prazos e rendimentos pré-conhecidos.

Recibo de Depósito Bancário - É uma promessa de pagamento, á ordem, da importância do depósito, acrescida dos juros convencionais, se forem prefixados, e dos juros mais correção monetária, se forem pós-fixados.

Recibo de Subscrição - Documento que comprova o exercício do direito de subscrição, pode ser negociado em bolsa.

Recibo da Telebrás - Cesta de 13 ações, que contém papéis das 12 holdings criadas com a cisão da Telebrás, além das ações da própria Telebrás.

Risco de Crédito - É o risco de que o emissor de títulos possa não honrar o principal ou o pagamento de juros.

Risco de Inflação - Eventuais desvalorizações que um ativo pode sofrer devido à incidência da inflação, especialmente para os títulos prefixados.

Risco de Mercado - Esse tipo de risco é associado à possibilidade de desvalorização ou de valorização de um ativo devido a alterações políticas, econômicas ou em decorrência da situação individual de uma empresa ou banco.

Risco de Moeda - Possíveis alterações no câmbio de aplicações efetuadas em outra moeda no mercado internacional.

Risco da Taxa de Juros - Esse risco é ligado à possibilidade da variação da taxa de juros ao longo de um investimento. Se houver uma variação positiva nas taxas de juros, provocada pelo Banco Central, o preço dos títulos sofre uma queda, fazendo com que os investimentos também sofram redução.

SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Série de Opções - Opções do mesmo tipo, sobre a mesma ação objeto, com o mesmo mês de vencimento e o mesmo preço de exercício.

SISBACEN - Sistema de Informações do Banco Central.

Sociedade Anônima - Empresa que tem o capital dividido em ações.

Sociedade Corretora - Instituição que intermedia transações entre os investidores e as Bolsas de Valores.

Sociedade Limitada - Sociedade comercial por cotas de responsabilidade limitada.

SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro. Conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e sistemas operacionais integrados, usados para transferir fundos do pagador para o recebedor e, com isso, encerrar uma obrigação. O novo desenho do SPB tem como arcabouço legal a Lei nº 10.214, de 27/03/2001, que dispõe sobre a atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e de liquidação nesse novo ambiente.

Spread - Diferença entre as taxas de captação e aplicação.

Split - Elevação do número de ações representantes do capital, através do desdobramento com a proporcional redução de seu valor nominal.

STR - Sistema de Transferência de Reservas - Sistema de gerenciamento das transferências de reservas entre instituições financeiras administrado pelo Banco Central. O STR consultará o saldo da conta Reservas Bancárias e rejeitará os débitos de valores superiores ao saldo da conta, evitando a ocorrência de saldo negativo.

Subscrição - Quando uma empresa lança novas ações no mercado, para que possa obter os recursos necessários para o investimento.

Swap - Operação destinada à proteção contra o risco de variações de taxas de juros, moedas, commodities, relativamente a seus pagamentos e recebimentos, cuja efetivação esteja programada para ocorrer em momento futuro.

Taxa de administração - É a remuneração paga ao administrador pela prestação de serviços de gestão e administração de um determinado serviço. (Fundos de Investimento).

TBF - Taxa Básica Financeira.

Taxa de desempenho/performance - Taxa que se cobra desde que se tenha obtido o retorno preestabelecido para aplicação. Por exemplo: 25% do que exceder o CDI.

Título da Dívida Externa - São títulos colocados à disposição dos credores internacionais do Brasil, no âmbito do Plano Brady, para a reestruturação das parcelas da dívida soberana, vencida e não paga.

Taxa Interbancária (CDI) - Taxa resultante da troca de títulos (CDI - Veja Certificado de Depósito Interbancário) restritos às instituições financeiras. Essas instituições trocam recursos entre si via CDI's para equilibrar suas necessidades financeiras com prazos variáveis a partir de um dia.

Taxa pós-fixada - Taxa de remuneração a ser paga em virtude de aplicação em determinado ativo, que será divulgada apenas no vencimento da aplicação.

Taxa prefixada - Taxa de remuneração estabelecida com antecedência, a ser paga em virtude da aplicação em determinado ativo.

Titular de Opção - Aquele que tem direito de exercer ou negociar uma opção.

Título Patrimonial da Bolsa - Título no qual a sociedade corretora deverá adquirir para ingressar na bolsa como membro, se autorizado pelo BACEN.

Títulos Públicos - São papéis vendidos pelos governos ao mercado financeiro para obter dinheiro. Rendem juros a partir do deságio com que são vendidos inicialmente. Por exemplo, se títulos com valor de R$ 1.000 são vendidos por R$ 800, na hora de serem resgatados, dão retorno de 20% (R$ 200) aos investidores.

TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo.

Trading Post - Sistema de negociação realizada em postos de negociações, com a função de dar homogeneidade aos trabalhos, em função da quantidade de negócios, permitindo assim, que seja distribuído uniformemente o fluxo de operações.

Trava - É um mecanismo utilizado em operações financeiras e tem por objetivo limitar perdas ou ganhos.

TR - Taxa Referencial.

Underwriting - Esquema de lançamento de ações mediante subscrição pública, para o qual uma empresa encarrega um intermediário financeiro, que será responsável por sua colocação no mercado.

Valor de Exercício da Opção - Preço especificado no contrato de uma opção.

Valor de Mercado da Ação - Valor mais atualizado de uma ação negociada em Bolsa de Valores, podendo ser superior ou inferior ao seu valor patrimonial.

Valor Patrimonial da Ação - Valor do patrimônio líquido apurado em balanço dividido pela quantidade de ações existentes.

Venda em Margem - Venda à vista de ações obtidas por empréstimos em uma sociedade corretora.

Volatilidade - Indica o grau médio de variação das cotações de um título em um determinado período.

Valor Unitário da Ação (VUA) - Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e número de ações da empresa.

Nenhum comentário: