segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Veja algumas das ações que podem apresentar variações significativas neste pregão

Por: Rafael de Souza Ribeiro
15/02/08 - 19h40
InfoMoney

SÃO PAULO - Dentro da agenda da terceira semana de fevereiro, os investidores norte-americanos estarão atentos à inflação ao consumidor, na terça-feira (20), e à minuta do Fed, no mesmo dia.

No cenário nacional, a ênfase fica para as estatísticas apuradas pela Pesquisa do Comércio, na segunda-feira, e pela Nota de Mercado Aberto, na quinta-feira.

Veja as referências da semana
Na segunda-feira (18/2), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o BC publica o relatório Focus. Além disso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa do Comércio referente ao mês de dezembro.

Nesta data, será apresentado também o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de fevereiro, além de ser dia de vencimento de opções sobre ações.

Nos EUA, será comemorado o President's Day. Assim, os mercados da região estarão fechados.

Na terça-feira (19/2), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) publica o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à segunda quadrissemana de fevereiro.

Nos Estados Unidos, não serão anunciados índices relevantes neste dia.

Na quarta-feira (20/2), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decêndio de fevereiro.

Nos Estados Unidos, o destaque fica para a minuta do Fed, documento que justifica a opção da autoridade monetária do país pelo corte da taxa básica de juro em 0,50 ponto percentual em sua última reunião.

Destaque também para divulgação do CPI (Consumer Price Index) e seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de janeiro. Eles estão entre os indicadores de inflação mais acompanhados pelo Banco Central dos EUA e pelos mercados mundiais.

Além disso, saem os dados sobre o setor imobiliário do mês de janeiro, por meio do Housing Starts e do Building Permits. E no mesmo dia, serão publicados os índices semanais Chain Store Sales e MBA Purchase Applications.

Na Europa, o destaque fica para a minuta da reunião do Banco da Inglaterra. O documento revelará os motivos pelos quais foi decidida a redução de 25 pontos-base na taxa básica de juro do país.

Na quinta-feira (21/2), o Banco Central divulgará a Nota de Mercado Aberto de janeiro, relatório que descreve operações com títulos públicos e retrata o perfil da dívida pública mobiliária federal interna.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve da Philadelphia publicará o Philadelphia Fed Index. O índice mede a atividade manufatureira no respectivo estado, com base no mês de fevereiro.

Ainda no país, será apresentado pela Conference Board o Leading Indicators do mês de janeiro, um relatório que compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

Além disso, serão anunciados os estoques norte-americanos de petróleo, assim como os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA (Initial Claims).

Na sexta-feira (22/2), não serão apresentados dados relevantes no Brasil ou nos Estados Unidos.

Como começa a semana subseqüente?
Na segunda-feira (25/2), o Ministério de Comércio Exterior anuncia a balança comercial em base semanal e o BC publica o relatório Focus. Além disso, a instituição divulga a Nota do Setor Externo referente ao mês de janeiro.

Nesta data, será apresentado também o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de fevereiro.

Nos EUA, o destaque fica para o indicador Existing Home Sales de janeiro, que mensura as vendas de imóveis usados no país.

Nenhum comentário: